segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Destemor

Crescer em direção a seu destino requer muita coragem e destemor. O destemor é a qualidade mais religiosa.

As pessoas cheias de medo não podem se mover além do conhecido. O conhecido lhes oferece um tipo de conforto, segurança e proteção, porque ele é familiar. Elas estão perfeitamente cientes, sabem como lidar com a situação e podem permanecer praticamente dormindo e continuar a lidar com ela - não há necessidade de estarem despertas. Essa é a conveniência do conhecido.

No momento em que você atravessa a fronteira do conhecido, surge o medo, porque agora você está ignorante, agora não saberá o que fazer e o que não fazer. Agora você não estará tão certo de si mesmo; erros podem acontecer e você pode se extraviar. Esse é o medo que mantém as pessoas presas ao conhecido, e, uma vez preso ao conhecido, você está morto.

A vida só pode ser vivida perigosamente - não há outra maneira de vivê-la. Somente através do perigo a vida atinga a maturidade, o crescimento. Você precisa ser aventureiro, sempre disposto a arriscar o conhecido pelo desconhecido. Ser um buscador é isso. Uma vez saboreados os deleites da liberdade e do destemor, você nunca se arrepende, porque então sabe o que significa viver no melhor de si, sabe o que significa queimar a sua tocha de vida com intensidade. E mesmo um único momento dessa intensidade é mais gratificante do que toda uma eternidade de um viver medíocre.

OSHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário