quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Para ter uma vida mais feliz


Você gostaria de ter à mão um pequeno manual para uma vida mais feliz?...

Pois a felicidade começa com a sua pré-disposição em ser feliz. Essa é a premissa básica. Tudo depende unicamente de sua atitude perante a vida.
Por isso, neste momento de reflexão, quero lembrá-lo de algumas atitudes simples, que tornarão a sua vida mais feliz:

A sua vida é uma jornada individual. É você somente quem tem de vivê-la, e ninguém mais. Por isso, não espere que os outros decidam por você. Assuma a responsabilidade pelo que você cria na sua vida.

O perdão é fundamental. Só que ele beneficia mais a quem o concede do que a quem o recebe. Perdoe sempre, até mesmo por coerência com a sua vontade de ser feliz.

Não nos cabe julgar a ninguém. Não temos o direito nem condições suficientes para isso. Somente quem veste o sapato sabe onde ele aperta. Então, quem somos nós para dizer quem está certo e quem está errado? Seja sempre a mão amiga que ampara e nunca a mão que castiga.

Nada é definitivo. Em tudo há a chance de recomeçar. Deus sempre nos dá uma nova oportunidade de repensar nossas decisões. Por isso, não tenha medo de errar. Pior do que isso é nem mesmo tentar.

Ninguém nos engana nesta vida. Somos nós mesmos que nos enganamos. Criamos expectativas irreais quanto às pessoas e nos decepcionamos quando elas não correspondem ao que desejamos. Aprenda a ver as pessoas como elas são e a aceitá-las e as respeitar dessa maneira.

Nada é por acaso. Se vivemos certas situações difíceis, é porque elas nos foram dadas como oportunidades para aprender o que é necessário. Pratique a aceitação daquilo que você não pode alterar e treine para mudar as coisas passíveis de serem mudadas.

Ninguém tem o poder de fazer com que nos sintamos desta ou daquela maneira, se nós mesmos não o permitirmos. Sentir é algo que pertence somente a nós mesmos. Portanto, traga novamente para si o poder de optar sempre por estar feliz, independentemente das dificuldades pelas quais esteja passando, ou das críticas que esteja recebendo.

Faça parte da “corrente da gentileza”. Sendo gentil, você estimula os outros a serem gentis. E a onda se propaga e torna o mundo melhor para se viver. Ser gentil traz felicidade – para você e para quem recebe a gentileza. Seja gentil sempre.

O Amor supera todas as dificuldades. É somente ele que conta, no balanço final. Quando existe Amor no seu Coração, quando o Amor é a sua motivação, qualquer possível dor em sua vida jamais será insuportável, as conseqüências dos seus atos jamais serão prejudiciais a quem quer que seja e as suas lições de vida serão sempre melhores aprendidas. Coloque Amor em tudo o que fizer.

E, já que tudo é uma questão da atitude que você toma, é só você quem decide se vai ser feliz.

É óbvio que você pode! E nós sabemos disso.

Gilberto Cabeggi é escritor, autor do livro
“Todo Dia É Dia de Ser Feliz”, pela Editora Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário