quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dever cumprido

Quantas vezes trilhamos um caminho que pode não nos trazer aquele retorno financeiro almejado, mas em contrapartida, nos deixa em pé de igualdade diante daquilo que viemos fazer aqui, neste planeta escola chamado Terra. Que nos mostra que sem darmos, não recebemos. Que se não nos doarmos em prol de algo maior, os caminhos também não se abrem. Muitas vezes as portas se mostram após estarmos fazendo nossa parte, despreocupados, porém cientes do nosso papel perante aqueles que oferecemos o pouco que sabemos.



Abro um parêntese aqui, pois nosso pouco é muito para muita gente. Um dia, alguém também nos motivou com o que sabia naquele momento. Seja em uma conversa informal, seja em um momento em que paramos nossa corrida diária, seja em um curso, seja em uma palestra, seja dentro de um consultório... Enfim, onde o universo através do seu sincronismo atraiu para nós pessoas e situações que poderiam nos tocar, portanto, ensinar.



Por falar em ensinar, já percebeu que constantemente estamos ensinando? Mesmo que não queiramos, nós estamos. A pergunta a ser feita: o que estamos instruindo? Afinal, estamos através do que deixamos transparecer dos nossos pensamentos, das palavras, dos atos e das atitudes estamos formando opiniões. Em outras palavras: educando. Somos eternos professores e aprendizes nesta senda da vida.

Perante aquilo que deixamos, plantamos uma semente. Esse é o nosso compromisso, plantá-la e deixar a critério da pessoa se ela irá ou não germinar. Contudo, na hora certa para aquela pessoa, e não na hora que nós achamos ser certa. Fazer a nossa parte e como resultado, perceber a sensação de que foi feito algo positivo? Uma satisfação por algo tão pequeno ter feito tanto sentido na vida de alguém? Observar uma mudança no olhar? Uma atitude comportamental que demonstra reflexão?



Sim?

Parabéns! Dever cumprido!



Dever cumprido perante o auxiliar daquele que quer este auxílio. Dever cumprido, pois quem ensina, aprende duas vezes. Dever cumprido, pois quando passamos adiante uma informação nos tornamos multiplicadores. Dever cumprido, pois quando compartilhamos, crescemos juntos. Dever cumprido, pois quando doamos, recebemos do universo muito mais. Dever cumprido, pois quando dividimos, estamos na verdade somando. Dever cumprido, pois quando com igualdade vemos nossos semelhantes na mesma caminhada que nós estamos evoluindo cada dia mais.

Quando vemos que fazemos parte de uma engrenagem maior, não há como negar mais este chamado. O pedido divino para nos tornarmos úteis ao universo.

Portanto, caro leitor, quando alguém pedir sua ajuda, seja na rua, no trabalho, independente de você ser ou não terapeuta (E olha que existem muitos terapeutas não formais por aí, como os amigos, por exemplo) pare. Dedique um minuto do seu tempo e com todo carinho e atenção ouça o que está pessoa tem a lhe dizer ou perguntar. O plano espiritual não tira férias para conosco, por que haveríamos de tirar em relação ao nosso próximo?

Tome cuidado para não ser conivente com o que vê em seu entorno. Principalmente com os que lhe rodeiam diante daquilo que você percebe e lhe deixam uma porta aberta para auxiliar e você finge não ver.

Nós temos nossa parcela de contribuição para que o todo se torne melhor. Comece prestando atenção, pois afinal, não podemos invadir o livre arbítrio da pessoa, mas, diante do seu pedido, tudo se torna possível. Afinal nada é impossível para o mar de possibilidades que o universo nos mostra.



Dever cumprido. Duas palavras que engrandecem nosso ser. Que nos mostram que estamos no caminho certo. Quanto mais vezes a sentirmos, melhor!

E você? Quando foi a última vez que sentiu a sensação de dever cumprido? Ontem? Hoje? Ótimo! Não lembra? Ops... Está na hora de refletir sobre seus dias, voltar a prestar a atenção no que está acontecendo ao seu redor e interagir mais com o seu hoje, pois o presente é só o que temos.



Não fique triste, todo dia é hora para parar, refletir, mudar e com isso, recomeçar. Quem já não fez esta parada, em algum setor da sua vida, que se acuse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário