"Você sabe o que quer, ou o que não quer, e faz o oposto. Então tem de ter uma lista de objectivos. Como vai atingi-los?
Uma maneira de o fazer é ficar calmo, relaxar, respirar bem e fechar os olhos. Imagine que está mais à frente no tempo, após ter atingido o seu objectivo. Pergunte-se a si mesmo o seguinte:
1. Como atingi o meu objectivo? O que fiz especificamente?
2. Como ultrapassei quaisquer barreiras para o atingir? Talvez tenha tido de ultrapassar as previsões, a oposição de outras pessoas ou o que for. O que fiz para ultrapassar essas barreiras?
3. Quanto tempo levei para atingir o meu objectivo?
4. Agora, na sua imaginação, atingiu o seu objectivo. Como sabe que isso aconteceu? Por exemplo, se o seu objectivo era a auto-confiança, como sabe, agora, na sua imaginação, neste tempo futuro, que está auto-confiante? Se o seu objectivo era ser milionário, teve de ter um milhão ou diria que atingiu o objectivo quando teve 900.000? Ou teve de ser 1.100.000 só para ter a certeza? - Como sei que atingi o meu objectivo?
5. Seja específico acerca desse objectivo. Imaginando que está no futuro, o que é você agora exactamente? Ou o que faz agora (no futuro) que não fazia no passado (agora)? Ou o que tem ou sabe que não tinha ou sabia no passado (que é agora)?
6. Como é que o meu objectivo se encaixa na minha vida? É mesmo o que eu queria? Quais são as reacções dos outros? O que é que eles dizem? Como reagem?
7. Permita à sua mente subconsciente que lhe forneça as respostas. Se não obtiver as respostas agora, tenha calma, pode colocar as suas questões de lado e tentar o exercício mais tarde.
Quando tiver explorado o futuro e olhado para trás pelo passado (que é o seu presente, agora) consegue facilmente tomar atenção neste presente e tomar notas sobre o seu objectivo.
O objectivo destes passos é construir toda esta imagem ao mais pequeno pormenor. Esta técnica ajuda-nos a lidar com o futuro como se fosse o presente e usamos a memória para ter acesso áquilo que precisamos saber. É importante frisar que não é o melhor para nós vivermos "agarrados" àquilo que poderá acontecer. Não é esse o objectivo. Mas é certo que conseguimos analisar melhor as situações vendo de fora desse tempo e que se estabelecermos as nossas metas ao pormenor e conhecermos profundamente o nosso objectivo, ele está lá para nós.
Não costumamos dar muita atenção ao presente... Fingindo que este é o passado, torna tudo mais fácil. Objectivos examinados desta maneira podem ser medidos, especificados, cronometrados, realísticos, atingíveis e podem ser o que você quiser.
Mesmo que não acredite no poder da visualização, esta técnica traz-lhe autodeterminação e é muito importante encarar a vida com uma atitude positiva."
Nenhum comentário:
Postar um comentário