1. Crie um calendário do tipo “100 Dias para Conquistar a Ordem” contendo uma lista de tarefas necessárias para dar um basta na bagunça e desordem em seu lar. Aqui vão alguns exemplos:
- Dia 1: Organizar as revistas.
- Dia 2: Organizar os DVD’s e CD’s.
- Dia 3: Organizar os livros.
- Dia 4: Organizar os utensílios da cozinha.
2. Viva o mantra: um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar. Pelos próximos 100 dias siga as quatro regras abaixo para manter sua casa em ordem:
- Se pegou, DEVOLVA.
- Se abriu, FECHE.
- Se derrubou, AJUNTE.
- Se tirou, PENDURE.
3. Caminhe em torno de sua casa e identifique 100 coisas que você vem tolerando, e arrume uma por dia. Alguns exemplos:
- Uma lâmpada queimada.
- Um botão faltando em sua camisa favorita.
- Toda vez que você abre o armário da cozinha vários potes plásticos caem sobre você.
Felicidade
4. Siga o conselho dos psicólogos e escreva de 5 a 10 coisas pelas quais você é grato, diariamente.
5. Faça uma lista das 20 pequenas coisas que você mais curte fazer, e certifique-se de que está fazendo ao menos uma delas todos os dias, nos próximos 100 dias. Sua lista pode incluir coisas como:
- Almoçar fora.
- Convidar um amigo para bater um papo.
- Sentar por alguns minutos para ler um livro de seu autor favorito.
6. Tome nota de seus pensamentos, tantos os positivos quanto os negativos, por 10 dias. Seja o mais específico possível:
- Quantas vezes ao dia você se martiriza?
- Você tem sentimentos de inadequação?
- Você está constantemente criticando os outros em pensamento?
- Quantos pensamentos positivos você tem durante o dia?
Além disso, anote as emoções que acompanham cada um destes pensamentos. Depois, pelos próximos 90 dias restantes, começa a mudar suas emoções para melhor através da adoção de pensamentos mais positivos.
7. Pelos próximos 100 dias, dê boas gargalhadas ao menos uma vez ao dia: você pode comprar um desses calendários que contém uma piada diferente a cada dia, ou visitar algum site de charges/tirinhas/cartoons engraçados.
Aprendizado/Desenvolvimento pessoal
8. Escolha um livro que requer esforço e concentração e leia um pouco a cada dia, a fim de lê-lo completamente em 100 dias.
9. Coloque como meta aprender pelo menos alguma coisa nova todos os dias: o nome da flor que está florindo em seu jardim, a capital de um país distante, o nome da música clássica que você ouviu tocando em alguma loja, etc. Se já for hora de dormir e você não conseguiu lembrar de algo novo que aprendeu, pegue o dicionário e aprenda uma nova palavra.
10. Para de reclamar nos próximos 30 dias. Há alguns anos atrás Will Bowen deu um atilho (bracelete de borracha) roxo a cada pessoa em sua congregação para lembrá-las de parar de reclamar. “Papo negativo gera pensamentos negativos; pensamentos negativos geram resultados negativos”, disse Bowen. Nos próximos 100 dias, se você se pegar reclamando de algo, PARE imediatamente.
11. Ajuste seu despertador 1 minuto antes a cada dia, durante os próximos 100 dias. Certifique-se de levantar assim que ele tocar, abrir a janela para deixar o sol entrar, e fazer alguns alongamentos leves. Em 100 dias você estará despertando 1 hora e 40 minutos antes do que hoje em dia.
12. Nos próximos 100 dias faça Morning Pages, uma ferramenta sugerida por Julia Cameron.Morning Pages são simplesmente três páginas do que flui em sua mente no momento, escritas a mão logo que você acorda.
13. Pelos próximos 100 dias faça questão de alimentar sua mente com pensamentos, palavras, e imagens que tenham relação com quem você quer ser, o que você quer possuir, e o que busca alcançar.
Finanças
14. Crie um planejamento financeiro (também conhecido como orçamento). Acompanhe cada centavo que você gastar durante os 100 dias para certificar-se que está seguindo a risca seu orçamento.
15. Vasculhe a internet atrás de dicas de economia (frugalidade). Depois escolha 10 delas para seguir durante os 100 dias. Seguem algumas possibilidades:
- Vá ao supermercado com dinheiro vivo e uma calculadora, ao invés de levar cartão.
- Faça um inventário antes de ir ao supermercado para evitar compras repetidas.
- Mude seu pacote de TV paga para o básico.
- Avalie se você realmente precisa de um telefone fixo.
- Considere pegar atalhos em uma viajem para economizar gasolina.
Mantenha um registro de quanto dinheiro você economizou durante os 100 dias aplicando as dez dicas.
16. Durante os 100 dias pague tudo em dinheiro vivo e guarde cada trocado que receber. Coloque estes trocados em um “cofrinho” e veja quanto dinheiro pode acumular em 100 dias.
17. Não compre nada que não seja absolutamente necessário durante os 100 dias. Utilize todo o dinheiro que conseguir economizar para:
- Pagar suas dívidas, se as tiver.
- Depositar em sua poupança para emergências.
- Guardar para investir.
18. Dedicar uma hora por dia para a criação de uma fonte de renda passiva.
Gestão do tempo
19. Pelos próximos 100 dias leve um caderno para tomar notas a todo lugar que for a fim de manter sua mente em ordem. Guarde todas as informações em um só lugar – fora de sua cabeça – para posteriormente decidir o que fazer com elas. Isso inclui coisas como:
- Idéias para escrever.
- Datas importantes.
- Itens da lista de afazeres.
20. Registre por cinco dias como você gasta seu tempo. Utilize as informações que você reunir para criar um orçamento de seu tempo: especifique o percentual de seu tempo que quer dedicar a cada uma de suas atividades regulares. Por exemplo:
- Transporte.
- Trabalhos domésticos.
- Lazer.
- Atividades remuneradas.
Certifique-se de que você manterá seu orçamento de tempo nos próximos 95 dias.
21. Identifique uma atividade de baixa importância que você possa parar de fazer por 100 dias, e utilize este tempo para dedicar a uma atividade que seja altamente importante para você.
22. Encontre cinco atividades que fazem você perder tempo, e limite o tempo que você gasta com as mesmas, pelos próximos 100 dias. Aqui vão três exemplos:
- Não assistir mais de meia hora de televisão por dia.
- Não gastar mais de meia hora por dia em redes sociais como Facebook e Twitter.
- Não jogar mais de vinte minutos de vídeo game por dia.
23. Pelos próximos 100 dias pare de tentar ser multitarefa: faça uma coisa por vez, sem distrações.
24. Nos próximos 100 dias, planeje seu dia na noite anterior.
25. Durante os próximos 100 dias, faça primeiro as tarefas mais importantes de sua lista de afazeres.
26. Pelas próximas 14 semanas, faça uma análise da semana que passou. Durante esta análise, responda as seguintes questões:
- O que você realizou?
- O que deu errado?
- O que deu certo?
27. Nos próximos 100 dias tire um tempo no final do expediente para organizar sua mesa, arquivar papéis, e certificar-se que sua área de trabalho está limpa e em ordem para o próximo dia de trabalho.
28. Faça uma lista de seus compromissos e obrigações sociais que você terá nos próximos 100 dias. Depois, pegue uma caneta vermelha e risque tudo que não lhe traga diversão ou ajude a atingir seus objetivos pessoais.
29. Pelos próximos 100 dias, toda vez que você mudar para uma nova tarefa pare e questione-se “Isto é o melhor uso de meu tempo no momento?”.
Saúde
30. Perder meio quilo de gordura requer a queima de 3500 quilocalorias (Kcal). Se você reduzir 175 Kcal de sua dieta diária, em 100 dias irá perder quase dois quilos e meio.
31. Pelos próximos 100 dias, coma cinco porções de vegetais por dia.
32. Durante os próximos 100 dias, coma diariamente três porções de frutas.
33. Escolha um alimento que frequentemente sabota seus esforços de se alimentar mais saudavelmente – seja o bolinho da padaria da esquina, o pedação de pizza, ou seu salgadinho favorito – e troque por algo mais saudável pelos próximos 100 dias.
34. Pelos próximos 100 dias coma em um prato menor, o que lhe ajudará a controlar o tamanho das porções.
35. Pelos próximos 100 dias compre sucos 100% naturais, ao invés dos cheios de açúcar e conservantes.
36. Pelos próximos 100 dias beba água ao invés de refrigerantes.
37. Crie um cardápio com dez cafés da manhã saudáveis e rápidos de preparar.
38. Crie um cardápio com vinte refeições saudáveis e de fácil preparo para o almoço e jantar.
39. Crie um cardápio com dez lanches saudáveis e fáceis de preparar.
40. Utilize seus cardápios de café da manhã, almoço e jantar, e lanches para planejar sua próxima semana de refeições. Faça isso pelas próximas 14 semanas.
41. Pelos próximos 100 dias mantenha um registro de suas refeições. Isto o ajudará a ver quando se desviar de seu cardápio planejando, e onde está consumindo calorias extras.
42. Pelos próximos 100 dias faça no mínimo vinte minutos de exercícios físicos diariamente.
43. Use um podômetro e caminhe diariamente 10.000 passos, durante os 100 dias. Todo passo que você der durante o dia será computado:
- Quando caminhar até seu carro.
- Quando for de sua mesa ao banheiro.
- Quando for até um colega de trabalho para conversar, e assim por diante.
44. Crie um gráfico de seu estado físico e o coloque no banheiro. Atualize-o semanalmente durante as 14 semanas com os seguintes dados:
- Seu peso.
- Seu percentual de gordura corporal.
- A circunferência de sua cintura.
45. Pelos próximos 100 dias, ajuste seu relógio ou computador para lembrá-lo de beber água de hora em hora.
46. Pelos próximos 100 dias, faça disso um ritual de meditação, respiração, ou visualização diária para acalmar sua mente.
Relacionamentos
47. Pelos próximos 100 dias, procure diariamente algo de positivo em seu parceiro(a), e anote.
48. Crie um rascunho de tudo que você e seu parceiro(a) farão juntos durante os próximos 100 dias. No final dos 100 dias, dê a seu parceiro(a) a lista de coisas positivas que anotou sobre ele, assim como o rascunho de atividades conjuntas que você criou.
49. Identifique três ações que você terá de realizar diariamente, pelos próximos 100 dias, a fim de estreitar os laços de seu relacionamento. Por exemplo:
- Dizer “Eu te amo” e “Tenha um bom dia” a pessoa querida toda manhã.
- Abraçar a pessoa amada logo que você a ver após o trabalho.
- Caminhar todos os dias vinte minutos de mãos dadas após o jantar.
Social
50. Faça uma conexão com uma nova pessoa diariamente, durante os 100 dias. Seja cumprimentando um visinho com quem nunca tenha conversado, seguindo alguém diferente no Twitter, deixando um comentário em algum blog que você nunca comentou antes, e assim por diante.
51. Pelos próximos 100 dias, tenha como objetivo fazer amizade com pessoas que você admira, respeita ou se espelha.
52. Pelos próximos 100 dias, se alguém fizer ou disser algo que chateie você, pense um minuto antes de responder, ao invés de agir imediatamente.
53. Pelos próximos 100 dias, nem sequer pense em julgar ou tomar partido antes de ouvir os dois lados da história.
54. Pelos próximos 100 dias faça uma boa ação diariamente, não importa o quão pequena, mesmo que seja apenas uma benção silenciosa a uma pessoa.
55. Pelos próximos 100 dias tenha como meta reconhecer e elogiar a quem merece.
56. Pelos próximos 100 dias pratique a arte de escutar. Quando alguém estiver falando com você fique focado no que ela está dizendo, ao invés de ficar ensaiando mentalmente o que vai falar.
57. Pratique empatia pelos próximos 100 dias. Se você não concorda com alguém, tente ver o mundo com a perspectiva do outro; coloque-se no lugar da outra pessoa. Tenha curiosidade sobre a outra pessoa, por suas crenças e experiências de vida, e sobre o processo mental que ela seguiu para chegar a certas conclusões.
58. Pelos próximos 100 dias, fique em sua própria vida e não se compare com os outros.
59. Pelos próximos 100 dias, interprete da melhor forma possível as ações dos outros.
60. Pelos próximos 100 dias, lembre-se que todos estão dando o melhor de si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário