terça-feira, 6 de novembro de 2012

Como é sua criança?

A criança em nós se localiza no conjunto de respostas aos acontecimentos dos cinco primeiros anos de nossa vida, que gravamos e guardamos desde então. Uma vez que a maioria das respostas nesta idade se encontra num nível de sentimento, a criança é nosso depósito emocional, a nossa parte onde todas as emoções residem, desde a alegria até o desespero.

As outras pessoas podem estimulá-las, mas não fazer com que elas nasçam em nós. Escute bem a “sua criança” e tente descrever tão vividamente quan
to possível sua emoções predominantes. Estas emoções acumuladas e armazenadas nos seus primeiros cinco anos podem ser reconhecidas através de suas reações emocionais mais consistentes.


Por exemplo, a sua criança se sente rejeitada, solitária, inferiorizada? Algumas vezes ela se mostra alegre, exuberante, criativa, extravagante? Ela gosta de cantar e dançar? Ela é livre o bastante para fazer coisas inofensivas, mas excêntricas? Ela se sente perseguida ou vigiada? Ela tem muita raiva acumulada? Na maioria das vezes, ela se sente segura ou insegura, confortável ou desconfortável?

Texto transcrito de O Segredo do Amor Eterno – John Powell

Um comentário:

  1. A preocupação para com as crianças, mostra e confirma que esse blog é nobre.Quando lembramos das crianças ,estamos lembrando de nos mesmos quando no passado,não tão distante...num certo momento do tempo fomos também crianças, cada uma do seu jeito único,mas sempre crianças !

    ResponderExcluir