quarta-feira, 30 de junho de 2010

Manifestar

Nesta Vida, tudo está em constante transformação, tudo está acontecendo independente da nossa vontade e absolutamente nada pode ser feito fora do único momento que existe, o Aqui-Agora.

Com esta constatação, só nos resta estarmos presentes e atentos para nos manifestarmos da melhor forma possível.

Deixar escapar um abraço, um beijo, um elogio, um carinho, um espaço para refletir, uma boa conversa, um sorriso, uma gentileza, um pedido de desculpas, uma manifestação qualquer de Respeito e Amor, é um desperdício.

Manifestar o que sentimos, com honestidade, é na verdade um grande presente! Para nós e para quem está recebendo, afinal dar e receber é uma única ação.

Manifestar é sairmos de uma zoninha de conforto que nos colocamos, protegidos de tudo e de todos, onde apertamos o botão do piloto automático e seguimos entorpecidos pela Vida, resignando, omitindo, se privando, entristecidos.

Manifestar é quebrar esta linearidade, é sair do modelo empobrecido, é criar um novo âmbito, uma nova sensação, gerar algo novo em nós mesmos e em quem nos cerca.

Manifestar é não perder a oportunidade de ser o melhor de nós mesmos! É transformar potencial em realidade.

Manifestar é se posicionar, com serenidade, com suavidade, com Consciência.

Manifeste, viva, não perca a oportunidade pois esta nunca mais volta!!!

Marco Aurélio

terça-feira, 29 de junho de 2010

Aceitação, o inicio da transformação

A primeira impressão que temos quando ouvimos ou pensamos em aceitar, seja uma pessoa, um fato ou uma circunstância é de que estaremos nos submetendo ou nos subjugando, desistindo de lutar, desistindo de mudar, sendo fracos.

De verdade se quisermos modificar qualquer aspecto da nossa vida, das nossas relações ou de nós mesmos devemos começar aceitando.

Na verdade a aceitação é detentora de um poder transformador que só quem já experimentou é que pode avaliar.

È realmente difícil aceitar perda material ou afetiva; uma situação de dificuldade financeira; uma doença; uma "humilhação"; uma "traição", etc.

Mas a aceitação é um ato de força interior, sabedoria, e humildade, já que existem inúmeras situações que não podemos mudar no momento em que acontecem.

E de maneira geral as pessoas são como são, dificilmente mudam, na verdade não podemos contar com isso, quem muda somos nós por escolha e vontade própria, portanto, se não houver aceitação, o que estaremos fazendo é insensato, é insano.

Ser resistente a isso, brigar, revoltar-se, negar, deprimir, desesperar, indignar-se, culpar,culpar-se, etc, são reações emocionais carregadas de raiva; raiva do outro, raiva de si mesmo, raiva da vida e a raiva destrói, desagrega. A aceitação é uma força que desconhecemos porque somos condicionados á lutar, a esbravejar, a brigar.

Aceitar não é desistir, nem tão pouco se resignar. Aceitar é estar lúcido do momento presente como é, e se assim a vida se apresenta, assim deve ser, já que tudo está coordenado pela Lei da ação e reação.

No instante em que aceitamos, desmaterializamos situações que foram criadas por nós (“karma”), soluções surgem naturalmente através da intuição ou fatos trazendo as respostas e as saídas para a situação, tudo isso porque paramos de resistir a VIDA como se apresenta no momento.

A consciência de que tudo é movimento, nada é permanente, faz com que a aceitação aconteça mais facilmente. A nossa tendência “natural” é resistir, não aceitar, combater tudo o que nos contraria e o que nos gera sofrimento. Dessa forma prolongamos a situação. Resistir só nos mantem presos dentro da situação desconfortável, muitas vezes perpetuando e tornando tudo mais complicado e pesado.

Quando não aceitamos nos tornamos amargos, revoltados,frustrados, insatisfeitos, cheios de rancor e tristeza, e esses padrões mentais/emocionais criam mais e mais dificuldades, nunca trazem solução.

Aceitar é expandir a consciência e encontrar respostas, soluções, alívio. Aceitar é o que nos leva à Fé.

É fundamental entender que aceitar não significa desistir; seguir adiante com otimismo, e ter muitos propósitos a serem atingidos é nossa atitude saudável diante da vida. Aceitar se refere ao momento presente, ao agora, no instante que você aceita, ou em outras palavras, você entrega, novas idéias surgem para prosseguir na direção desejada, saindo do sofrimento.

Ana Cristina Pereira

foto: Jardim Botanico

Não deixe que sua vida se perca

No seu dia-a-dia, não deixe que as suas maiores aspirações e seus maiores desejos se acabem.

Não deixe que se diluam no tempo as suas esperanças.

Não deixe que vingue a sua falta de compreensão.

Não deixe que seus sonhos desabem por não terem bases sólidas para sua perfeita construção.

Na labuta do dia-a-dia, não deixe que seus ideais se acabem pelo seu desânimo, ou por sua falta de coragem de lutar!

Não deixe que seus sonhos se tornem distantes, pela distância com que você mesmo se afasta de suas realizações!

Não deixe que suas batalhas e conquistas não sejam empreendidas com alegria e entusiasmo, a partir de você mesmo e de todos os que seguem a seu lado nesta jornada!

Nas suas necessárias decisões de cada dia, não deixe que suas escolhas sejam manchadas pela culpa. Não se culpe por suas escolhas, estejam elas certas ou erradas aos olhos seus e do mundo. Suas escolhas apenas retratam a sua verdade. Suas escolhas sempre o conduzem ao aprendizado. Suas conseqüências serão os elementos para aferir os seus passos, em cada novo caminho por onde você seguirá.

Não deixe que seus passos em falso, suas derrotas, sua intolerância e sua falta de experiência se transformem em falta de confiança naquilo que faz.

Não deixe que tudo aquilo que o impulsiona e o faz sonhar, que lhe dá prazer e lhe traz a serenidade e a alegria por suas conquistas, sucumba às suas dúvidas.

Não deixe perder em sua vida as coisas que levam a paz e a harmonia aos que ao seu lado convivem.

Sonhe e realize. Sonhe, mas não espere que tudo aconteça por si só. Não queira que tudo aconteça, apenas por acontecer! Lute pelos seus anseios. Batalhe por seus ideais.

Mantendo sempre a fé em nosso Deus Pai, você formará o conjunto de bases sólidas que sustentará os seus mais elevados sonhos e ideais, e terá forças para alcançar nobres vitórias e conquistas.

Não deixe que o desânimo frustre o seu caminhar, pois tudo aquilo com que sonhamos e desejamos com fé, traz consigo a esperança de continuarmos evoluindo da mesma maneira como até aqui chegamos. Viemos de condições mais baixas e evoluímos. Com fé e esperança, continuaremos a progredir.

Texto inspirado pelo espírito Alfred Voltaire

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Se ao invés de confiar você opta pela descrença?

Se seus olhos focam apenas as dificuldades do caminho, sem perceber os sinais que constantemente o Alto lhe envia?

Se em sua mente só há espaço para pensamentos de incapacidade?

Quem pode lhe ajudar?

Se você prefere se entregar à profunda tristeza ?

Se cede facilmente à melancolia, fechando-se para a vida?

Se escolhe manter-se isolado em seu sofrimento como uma eterna prisão?

Quem pode lhe ajudar?

Se você não acredita que pode usar as ferramentas que estão colocadas a sua frente?

Se você encara as quedas como o fim e não como aprendizado para nova retomada?

Se em seu coração não há espaço para sentimentos de fraternidade?

Quem pode lhe ajudar?

Se diante de qualquer crítica ouvida, você deixa a auto reflexão de lado e caminha com o melindre?

Se você é conhecedor de todas as passagens do Evangelho, mas não se lembra de praticá-las?

Se você olha ao seu redor e no lugar da Luz repete que apenas enxerga as sombras?

Quem pode lhe ajudar?

Se você declama que busca pelo amor, mas não o semeia?

Se reconhece que os rumos da sua vida necessitam ser alterados, mas nada faz para renová-los?

Se deixa de perseverar e fica a esperar por um milagre dos céus?

Quem pode lhe ajudar?

Se você fechou todas as portas, impedindo assim qualquer inspiração vinda dos amigos espirituais?

E insiste em não ouvir o chamado do Pai para que desperte seu Espírito?

Se almeja um novo caminho, compreende que é o único responsável em iniciar a caminhada.

Se planeja outros ideais está em suas mãos começar a construí-los.

Pede auxílio ao Alto, mas lembra que também precisa oferecer a sua parte para que a transformação se inicie.

Se nesse momento atravessa difícil prova, não se entregue à revolta, muito menos ao desânimo. Mantém a calma e a serenidade para aceitar que o instante de prova é a luz que lhe tira da cegueira espiritual.

Se ainda não consegue entender o porquê de determinada situação, ao invés de repetir palavras de pessimismo, desenvolve o hábito de conversar com seu mentor espiritual e pede por discernimento e também por forças para suportar a adversidade.

E tenha certeza que sem resposta não ficará...

Confia!

Nos minutos tumultuados não abandona a sintonia com o Alto, porque só assim, será envolto numa cúpula de proteção que impedirá que seu Espírito se perturbe.

Continua a caminhar... Um passo de cada vez, mesmo que se sentindo fraco, caminha, porque adiante nova alvorada lhe espera.

Quantas vezes já ouviu que é cooperador do Pai em sua seara? Agora também grava em seu íntimo que você é o grande escultor da obra de sua vida.

E o que quer deixar registrado nessa sua existência?

Você escolhe!

Persevera, tendo em mente as amorosas palavras do Mestre:

“Aquele que perseverar até o fim, será salvo”.

E se Ele também disse: “Segue-me” é porque sabia que éramos centelhas de luz capazes de caminhar ao seu lado, mesmo diante da tempestade.

Mantém a sua confiança, seja qual for a tribulação que lhe visite. Porque se perder a sua confiança, ninguém poderá lhe ajudar.

Confia sempre!

Mesmo que o mundo exterior queira lhe dar motivos para abandonar a sua confiança, busca mantê-la acesa em seu íntimo e vencerá a escuridão!

Confia!

E segue adiante, sabendo que o Mestre permanece ao seu lado...

Sônia Carvalho

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Run To You - Whitney Houston ( C/ tradução )

Os quatro compromissos do guerreiro espiritual

"Para ser mestre da própria vida, precisamos prestar atenção em como nos movemos neste mundo precisamos estabelecer um compromisso com a ética!

Ambição é tudo que você pretende fazer na vida.

Ética, são os limites que você se impõe na busca da sua ambição.

Um forte exemplo de compromisso com a ética está no tratado:

'Os 4 Compromissos do Guerreiro Espiritual' desenvolvidos pelo Xamã toltec mexicano D. Miguel Ruiz.

São 4 simples e profundos compromissos:

1) Seja impecável com sua palavra!

Fale com integridade!

Diga realmente o que você quer expressar.

Evite usar a palavra para falar contra si mesmo ou fazer fofoca sobre os outros.

Use o poder de sua palavra na direção da verdade e do amor.

2) Não leve nada a nível pessoal.

NADA!! Nada do que os outros fazem é por sua causa! NUNCA!!!

O que os outros falam e fazem é a projeção da realidade deles! Do sonho deles!!

Quando você é imune às opiniões e ações dos outros, você não será vítima de sofrimento desnecessário.

3) Não faça suposições.

Encontre coragem de fazer perguntas e expresse o que você verdadeiramente quer.

Comunique-se com os outros o mais claramente possível para evitar mal entendido, tristeza, dramas.

Seguindo a penas este compromisso, você pode mudar completamente a sua vida

4) Sempre faça o seu melhor.

Seu melhor vai mudar de momento a momento.

Será diferente de quando você estiver saudável ou quando estiver doente.

Em qualquer circunstância, simplesmente dê o seu melhor.

Você evitará ficar se julgando, abusando de si mesmo, evitará remorsos.

Enfim, a ética é feita de novos valores e escolhas!

Ser impecável com nossos valores e escolhas, independente da pressão externa do mundo, é a chave de toda a ética.

Quais são os seus valores?

Quais são as suas escolhas ?

Quem é você?

Qual é a sua ética?"

Espiritos imortais é que somos...

A cada dia acumulamos aprendizados que seguem conosco...

A cada momento, evoluímos espiritualmente...

Nossa evolução é constante!

E para evoluirmos, provas são necessárias.

Aqui estamos para resgatar os erros do passado.

Para fazer do engano de ontem o novo caminho do hoje.

Para nos elevarmos espiritualmente e cada vez mais nos aproximarmos do Pai.

Ainda falta, sim ainda falta muito. Em muitos momentos, a caminhada será difícil, mas impossível jamais!

Provas se sucedem para que possamos nos aproximar da perfeição.

É caindo que aprendemos a levantar com mais serenidade e prosseguirmos com maior lucidez.

Provas são as chances do Pai de reconstruirmos o que no passado foi destruído.

De recomeçar...

Aprender e prosseguir caminhando...

Provas nos levam a frente, longe do abismo da ignorância espiritual.

Fazem com que nasçam em nosso íntimo novo discernimento.

Por mais dolorosa seja, nenhuma prova é eterna, dura o tempo necessário para que possamos perder a cegueira espiritual.

Toda prova representa a bondade do Pai diante de nós, embora ainda não sejamos capazes de a isso compreender.

Porém, o amor do Pai é tanto que não nos deixa perdidos eternamente, distantes do seu amparo.

Provas nos fazem abandonar o período da descrença para adentrar a maturidade.

Sim, hoje ainda somos crianças espirituais, mas um dia não mais seremos.

Caminhemos.

Caminhemos entre as provas sem temê-las, porque não passaremos por elas despreparados.

Confiemos, porque a cada prova que surge em nossa vida, ferramentas já estão dispostas a nossa frente para nos auxiliar a vencê-las.

A tormenta que desaba, na verdade, prepara o terreno para que por ele atravessemos e adentremos novos horizontes.

A dor é o remédio que vem nos tirar da inércia, ajudando-nos a refletir sobre as nossas escolhas.

Nada se perde, tudo se renova.

Se hoje não conseguimos algo, ainda não era o momento para tal.

Ou outros caminhos são necessários em nossa jornada.

Se hoje no corpo físico, sentimo-nos fracos, recordemos que ao nosso lado permanecem os benfeitores espirituais a sempre nos amparar.

A prova que por ora atravessamos nos prepara moralmente para encontrarmos os verdadeiros valores da vida.

Não desistamos!

Nem muito menos temamos as provas!

A todo momento o auxílio virá até nós.

Se nos encontramos fracos demais diante de uma prova, busquemos dentro de nós a força, mesmo que pareça o último sopro de força, mas com ele peçamos ajuda ao Alto e veremos como sem resposta não ficaremos.

Iremos ser fortalecidos, mas para isso, precisamos também abrir o nosso íntimo, só assim a luz divina se irradia em nós.

Cada um tem a sua prova para ser vivida, porém, jamais carregamos um fardo maior que nossas forças.

Confiemos!

Não estamos aqui para sermos marcados eternamente pela dor, mas para fazer dessa a bússola que nos indicará a direção de nossa evolução.

Enfrentemos todas as provas que surgirem, porque já somos capazes.

Basta acreditar!

Basta prosseguir!

Não importa que seja lentamente, que ainda nós sintamos fragilizados, prossigamos assim mesmo e pouco a pouco, o caminho se modificará.

Portas se abrirão e as portas sempre se abrem.

Precisamos também abrir nosso coração.

Coragem!

Podemos combater o bom combate.

Superar a prova que está a nossa frente e seguir na caminhada.

Ainda há muitas outras provas a serem vividas.

Avancemos.

Não viemos aqui para estacionar e sim para evoluir.

A cada dia, a cada minuto há sempre uma oportunidade de evolução.

Devemos substituir o medo pela fé e fazer dela a luz que não nos deixará perdido na escuridão.

Confiemos, porque as provas só serão vencidas se realmente confiarmos que poderemos vencê-las.

Se descruzarmos os braços e formos adiante.

E mantermos acesa a confiança de que não seguimos sozinhos...

O Pai está e sempre estará ao nosso lado.

Confiemos...

Confiemos e sigamos!

Porque sozinhos jamais nos encontramos...

Sônia Carvalho

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Aprenda a linguagem do silencio

Você sempre permaneceu unido apenas informalmente, e quando está unido formalmente a alguém pode continuar enganando a respeito de mil e uma coisas disparatadas, porque nada importa — é só um passatempo.

Mas quando você começa a se sentir mais próximo de alguém surge uma intimidade, então até mesmo uma simples palavra que pronuncie é importante. Então você não pode brincar com as palavras com tanta facilidade, porque agora tudo tem significado.

Portanto, haverá lacunas de silêncio. A princípio você se sentirá estranho, porque não está acostumado ao silêncio. Você acha que deve dizer algo; do contrário, o que o outro irá pensar?

Sempre que você se aproxima de alguém, sempre que há algum tipo de amor, o silêncio vem e não há nada a dizer. Na verdade, não há nada a dizer — não há nada. Com um estranho, há muito a dizer; com os amigos, nada a dizer. E o silêncio se torna pesado porque você não está acostumado com ele.

Você não sabe o que é a música do silêncio. Você só conhece uma maneira de se comunicar, e essa é verbal, por intermédio da mente. Você não sabe como se comunicar por intermédio do coração, coração a coração, em silêncio.

Você não sabe como se comunicar apenas estando ali presente, por intermédio da sua presença. Você está evoluindo, e os padrões antigos de comunicação estão ficando insuficientes. Você terá de desenvolver novos padrões de comunicação não-verbal. Quanto mais alguém amadurece, mais necessária é a comunicação não-verbal.

A linguagem é necessária porque não sabemos como nos comunicar. Quando sabemos como fazê-lo, pouco a pouco, a linguagem não é necessária. A linguagem é apenas um meio muito primário. O meio verdadeiro é o silêncio.

Portanto, não tome uma atitude errada; do contrário, irá parar de crescer. Nada faz falta quando a linguagem começa a desaparecer; essa é uma ideia errada. Algo novo tem de aparecer, e os antigos padrões não são suficientes para contê-lo.

Você está crescendo e suas roupas estão ficando apertadas. Não é que esteja faltando algo; algo está sendo acrescentado a você a cada dia.

Quanto mais você medita, mais você ama e mais se relaciona. E, por fim, chega o momento em que apenas o silêncio convém. Assim, da próxima vez em que estiver com alguém e não estiver se comunicando com palavras, e sentir-se pouco à vontade, fique feliz. Mantenha o silêncio e deixe que o silêncio estabeleça a comunicação.

A linguagem é necessária para aproximar pessoas com quem você não tem um relacionamento amoroso. A não-linguagem é necessária para pessoas com quem você tem um relacionamento amoroso.

É preciso tornar-se inocente outra vez como uma criança, e calado. Os gestos sairão — às vezes vocês sorriem e dão-se as mãos, ou às vezes vocês apenas ficam em silêncio, olhando um nos olhos do outro, sem fazer nada, só estando ali, presentes.

As presenças se encontram e se fundem, e algo acontece que só vocês sabem. Só vocês, com quem está acontecendo — ninguém mais vai saber, tal a profundidade em que acontece.

Aproveite esse silêncio; sinta-o, prove-o e saboreie-o. Logo você vai ver que ele tem a sua própria comunicação; que ela é maior, mais elevada, mais secreta e mais profunda. E que a comunicação é sagrada; há uma pureza em torno dela.

Osho, em "Intimidade: Como Confiar em Si Mesmo e nos Outros

terça-feira, 22 de junho de 2010

Tempo certo

Todos nós já nos perguntamos:

Caramba, o que será que estou fazendo aqui, neste local, com estas pessoas, nesta cidade, neste país, neste planeta, nesta hora?

Se você ainda não se perguntou, certamente um dia o fará.

Já aprendi e, mais importante, compreendi, que em qualquer circunstância, eu sempre estava na hora e no lugar em que deveria estar, portanto, no lugar e no tempo certo, para mim, para minha evolução.

Percebi, com todas as letras, como reza a expressão, que não existem coincidências e, tampouco, que nada é por acaso.

Igualmente, sei que aquele olhar familiar trocado, embora seja a primeira vez, é realmente um reencontro. Não importa se vem de homem ou mulher. É reencontro sim.

Aprendi, e deixo seguir a reação de rejeição a um perfume ou a uma voz, quando encontro a pessoa, porque sei a origem de tudo isso.

Aprecio, mais ainda agora, a "sedosidade" ao toque na pele, embora possa ser ela até mais perceptiva do que a minha, ou de mais idade, como queiram. Também sei as razões deste ato, desta reação.

Portanto, para mim tudo tem o seu tempo.

As pessoas em minha volta ficam intrigadas quando eu afirmo:

Calma, muita calma nesta hora. O tempo é nosso maior aliado.

Sim, o tempo será eternamente certo e nosso aliado, se nós nos comportarmos com retidão e postura. Nada precisa ser temido se nossos pensamentos e conseqüentes atitudes forem conforme as Leis do Universo:

Não Matar, Não Julgar, Não Roubar... A Vida é Causa e Efeito e Todos tem o Livre-Arbítrio para aprenderem.

Claro que o Não Matar, por exemplo, é muito amplo... Não Matar uma idéia.

Não Roubar uma idéia, por sua vez é tão forte quanto. Os aproveitadores de plantão que o digam. Ninguém consegue desfrutar para si os louros e benefícios financeiros das idéias dos outros.

Julgar pela aparência é o fator determinante de falha. Temos que ter condições de entendermos o interior da pessoa, como ela foi educada ou criada e quais os seus reais valores.

Assim, é evidente para nossa essência que não vivemos uma vida só.

Que teremos, para aprender realmente e, assim evoluir, de cumprir todo o Zodíaco. Vida após Vida. Cada signo tem as características necessárias para assimilarmos e aprendermos como conviver com elas.

Não é por um acaso, por exemplo, um Geminiano tem dificuldades para decidir, assim como um Libriano precisa se equilibrar em suas atitudes e emoções. Cada signo traz em si um forte aprendizado. E quem por ele é regido tem que saber assimilar todas as suas características. Assim se evolui. Porém, é bom que se frise que é mais fácil não fazer nada e buscar culpar os outros.

A essência, ou alma, como queiram, não tem cor. Nosso corpo é apenas um rótulo temporário desta vida. Não há razões para discriminações e tampouco para superproteções. Cada um tem para si o que precisa ter nesta vida. É resgate, sim.

As diferenças sociais, financeiras, familiares, de nacionalidade, de pele, não são por um acaso. Em cada atitude ou ação há uma razão de ser e de assim proceder.

Eu escolhi ser o que sou, viver onde vivo e com quem vivo. Tudo está inserido dentro de um contexto e plano desta vida. Porém, se não tiver conseguido vencer os desafios na vida passada, eles serão maiores, assim como as dificuldades.

As adversidades que encontramos na caminhada não são obra do acaso.

E o destino? Ele está em minhas mãos, em minhas decisões e atitudes. Sou hoje o que decidi até ontem.

Ou você acha que rico não tem depressão? Ou você não entende por que um artista famoso sofre de solidão? Sendo que, segundo o seu conceito, o artista poderia ter de tudo... Ora, mas... e no conceito dele, o que é ter tudo? O que será que representa a liberdade de ir e vir para ele? O mesmo que para nós?

É... está vendo como nada é fácil? Cada ser humano escolheu ser o que é, com as dificuldades inerentes à caminhada evolutiva. Para ninguém a vida é um mar de rosas sem espinhos...

Os países são mais um exemplo disso...

No Brasil é minha escolha ser corrupto ou não. Na Argentina é minha escolha ser arrogante ou não. Na Alemanha é minha escolha ser objetivo ou não. Na Suíça é minha escolha ser disciplinado ou não. Na Itália é minha escolha ser simplesmente alegre e não vadio. Cada país apresenta as facilidades para desvios de caráter e postura. Cada país com as suas dificuldades e peculiaridades. Cada país tem em si o aprendizado dos que lá vivem, em seu meio, cultura e tradições.

Nosso Brasil é fantástico, não é mesmo? Rico, belo, bem delimitado, com frio, calor, água, praias, ilhas, pantanal; judeus e árabes vivendo na mesma rua em paz. Liberdade, nada de guerras, tudo quase perfeito, enfim...

Porém, em nenhum outro país do mundo você vai encontrar tantos corruptos juntos... O segredo aqui é saber viver com retidão e ética, sem permitir ser contaminado.

Ou na outra vida poderei viver no Afeganistão correndo até o risco de ser um homem-bomba... Está vendo como agora o Livre-Arbítrio começa a fazer sentido?

Portanto, tudo está perfeitamente relacionado e no Tempo Certo, com as pessoas e o lugar onde vivemos.

Está ruim... é resgate. Está bom... é plantio.

Contudo, resta saber como eu "adubo" o meu "bom"? Se utilizar álcool e droga, como posso esperar uma colheita adequada? A felicidade brota de dentro e não vem de fora com "combustíveis químicos".

Neste caso, o tempo jamais irá ficar certo.

Assim, nada que está em nossa volta é coincidência, por um acaso ou provocado pelos outros. Sempre o LEME de nossa vida estará em nossas mãos, o resultado dependerá da correta utilização de nosso SIM e de nosso NÃO.

São estas duas mágicas palavras, empregadas a nosso favor, que constroem a nossa tão almejada felicidade.

Saul Brandalise Jr.

Arriscar-se para prevenir

Certa vez, escutei um mestre budista dizer: "Existem duas formas de sair do sofrimento: uma via inteligência, outra via sofrimento. Em geral, escolhemos a segunda, porque só quando o sofrimento se torna insuportável é que nos decidimos a buscar soluções que nos ajudem a superá-lo".

Assim como a medicina ocidental está mais voltada para tratar das doenças do que para preveni-las, estamos mais condicionados a buscar formas de superar o sofrimento emocional só quando sentimos a dor de termos ultrapassado nossos limites. Ou seja, será que é preciso tocar o limite de nossa dor para mobilizarmos as forças para sair dele? Temos que sofrer para almejar algo melhor para nossa vida?

Infelizmente, muitas vezes preferimos nos acomodar a nos arriscar. Assim, perdemos as janelas de oportunidade que a vida nos oferece. Mais tarde, nos arrependemos quando sentimos as consequências de termos passado do ponto. Aí, temos que fazer um esforço extra para nos darmos uma nova chance.

É preciso ter força física, mental e emocional para arriscar-se. Em nosso corpo temos dois hormônios responsáveis por nos gerar formas distintas de coragem. O cortisol, que nos dá a força de defesa, e o DHEA, que nos ajuda a ter a coragem para nos aventurarmos diante dos desafios.

O psiquiatra Dr. Sergio Klepacz nos esclarece que quando somos jovens, os níveis de DHEA costumam ser bem maiores que os do cortisol. Quando envelhecemos, em geral, acontece o contrário, nosso DHEA cai e o cortisol sobe. Isso pode explicar a coragem e o destemor do jovem e a resignação e o acuamento do idoso.

Por que não cuidamos do corpo para aproveitar a maturidade da vida adulta enquanto temos força e coragem?

É muito interessante saber que o DHEA começa a ser secretado pela suprarenal entre os oito e dez anos de idade, atingindo seu pico entre os vinte e trinta anos. Aliás, a fase da vida mais apropriada para a reprodução. A partir de então, o DHEA começa a decrescer atingindo, aos 80 anos, 20% do seu valor máximo.

O problema é que diante do estresse da vida diária, o cortisol também tende a subir. Por isso, muitas vezes sentimos que gastamos mais energia nos defendendo da vida do que sendo criativos.

Conforme envelhecemos, deixamos cada vez mais de correr riscos desnecessários, pois estamos voltados a encontrar prazer em ambientes e relacionamentos mais seguros, onde podemos finalmente relaxar, descansar.

A princípio não há nada de errado em encontrar uma zona de conforto segura e agradável. Mas, o ponto é que ela só existe por tempo limitado. Se não somos nós a buscarmos novos desafios, eles chegam até nós...

O conforto é bom, mas não podemos ficar viciados nele, pois a sua realidade é instável. O mestre budista Trungpa Rinpoche alertava em seus ensinamentos sobre o perigo de usarmos o conforto para escapar da nossa inquietude ao invés de conhecê-la. Ele ressaltava que verdadeira ausência do medo não é a sua supressão, "mas, sim, o ato de ir além dele, superá-lo". Para tanto, temos que conhecer nossos desconfortos, como medo, ansiedade, nervosismo, preocupação e inquietação. Pois eles revelam tanto nossas falsas percepções como nos dão a possibilidade de não segui-las.

Na realidade, mesmo quando a vida está tranquila, temos que mobilizar nossa coragem interior. Mas, quando estamos diante de dilemas maiores torna-se imprescindível ter a coragem de se arriscar. Assim como disse certa vez Al Gore: "Não arriscar nada é arriscar tudo".

Afinal, por que não se acomodar? Primeiro, porque não solucionamos o desconforto do sofrimento; segundo, porque de um modo ou de outro temos que seguir em frente... Então, é melhor não acumular frustrações, mas, sim, superá-las!

Bel Cesar

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Namoro


Carência com carência só pode gerar desequilíbrio.
 
Todos nós temos a necessidade de ser amados. São muitas as pessoas que, com o intuito de corresponder a essa carência, pagam caro e se submetem a diversas situações. Todos nós somos carentes. Mas, se essa carência afetiva não for bem direcionada poderá tornar-se um fator de desequilíbrio, arrastando-nos, muitas vezes, a tomar atitudes contrárias a um sadio comportamento.
 
Em uma sociedade, na qual as famílias são cada vez mais desestruturadas, – com mães e pais que são solteiros e filhos órfãos de pais vivos –, o índice de ausência de amor na formação de nossas crianças é assustador.
 
Uma criança que nunca recebeu um abraço de seus pais, que nunca recebeu carinho, e que, ao contrário, foi criada em meio a gritos e grosserias, com certeza, crescerá com um enorme vazio existencial. Muitas dessas “crianças”, hoje, já crescidas, e impulsionadas por suas carências cometem grandes erros somente para atrair sobre si a atenção dos demais.
 
Por isso, acredito que antes de viver qualquer relacionamento afetivo, como o namoro, precisamos aprender a trabalhar nossa história, buscando a cura de nossos afetos. É claro que não precisamos ser perfeitos para namorar; mas, existem coisas em nossa vida que precisamos resolver antes de assumir um relacionamento.
 
Nem sempre o namoro é a solução, e pode até se tornar negativo se não estivermos preparados para vivê-lo. Carência com carência só pode gerar desequilíbrio e um relacionamento doentio, no qual a cobrança será excessiva e a ternura ausente. De modo que um sufocará o outro e a relação acabará se tornando um peso.
 
Existem determinadas coisas em nossa história que somente Deus pode curar; outras, que somente nós podemos resolvê-las. Por isso, faz-se necessária a experiência do autoconhecimento, para descobrirmos nossa verdade e os passos que precisamos dar, buscando a experiência da cura interior, de modo que Deus possa trabalhar em nossa história, curando nossas feridas e marcas. Essas experiências precisam preceder nossos relacionamentos, para que o ciúme, o orgulho e nossas carências não destruam o verdadeiro afeto no relacionamento.
 
Namorar é bom, ou melhor, ótimo! Mas, melhor ainda é namorar pronto, do jeito certo, tendo equilíbrio no amar e ser amado, compreendendo que somente Deus pode preencher o vazio da alma, e que este espaço o outro não pode ocupar, por mais que o forcemos a isso.
 
Amor em que um diviniza o outro e depois o prende é amor destemperado e doente.
 
Antes de se viver o “nós”, é preciso trabalhar o “eu”, para que, no futuro, nossos relacionamentos tenham mais qualidade e sejam mais duradouros.
 
Quem não se deixa levar pela pressa, mas segue o caminho proposto por Deus, colherá maravilhosos frutos e alcançará, gradativamente, a felicidade em seus relacionamentos.
 
Tenhamos a coragem de realizar tudo do jeito de Deus e não do nosso, abrindo-nos à Sua ação libertadora em nossa vida. Somente, assim, poderemos acompanhar e ser bem acompanhados pelos demais.

Adriano Zandoná

Encontrar o propósito

A vida tem um propósito, que muitas vezes não está claro. Podemos estabelecer metas e objetivos, e cumpri-los no decorrer dos anos, mas será que estamos almejando o verdadeiro propósito?

Essa pergunta só pode ser respondida na essencia se esclarecermos questões básicas como o porque de estarmos aqui, quem somos ou o que devemos fazer. Também, as respostas podem ser resolvidas mais rapido do que esperamos, uma vez que elas já estão dentro de nós, quer estejamos cientes disso, quer não.

Ao deixar mais claro qual é o seu propósito na vida, a pessoa se encaixa melhor em tudo o que faz, tendo mais satisfação e realização. Cada um vem a este mundo com um propósito especifico e, portanto, não há uma regra basica e igual para todos. Cumprir com esse propósito é o que faz a nossa parte nesta escola. Mas estamos prontos a entender qual é? Será que estamos sendo levados pelo medo de que uma nova descoberta irá mudar radicalmente a vida?

É uma questão de maturidade, que na maioria das vezes, vem apenas com o tempo. É dificil encontrar um jovem que já saiba claramente o que qujer e espera da vida. Mas uma coisa é certa: é uma lição que vale a pena aprender antes que cheguemos à hora derradeira. E, no fundo, apesar das aparentes diferenças entre o propósito de cada um, ele é sempre o mesmo: aproximar-nosa do encontro com o eu supremo, em perfeita comunhão.

Iswar Eneas Guerriero

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Observador

Para entender como está agindo neste mundo, ora por influencia da energia apaixonada, ora por inércia e indolencia, nada melhor do que observar-se a si mesmo. Imagine-se um espectador fora do corpo e veja a si próprio como mero protagonista no evento. Para isso é necessário um pouco de esforço, pois não se pode ter uma visão clara enquanto se está envolvido no assunto. Projete-se cerca de dois metros acima de si próprio e tente reparar como voce age. Repare como estão seus sentimentos e sua atuação e como agem as outras pessoas a seu redor. Observando-se assim, voce pode ter uma visão critica e será mais fácil se alinhar. Se observar muito desequilibrio, tente reconquistar a estabilidade.

Iswar Eneas Guerriero

terça-feira, 15 de junho de 2010

Deixar acontecer

A vida é como um rio, que desce pela correnteza. Se ele encontra um obstaculo, ao invés de tentar desafiá-lo, ele segue por outro curso, até chegar a seu destino final.

Muitas vezes insistmos em um ritmo ou caminho, pois já temos idéia pré- concebida do resultado. Mas não é inteligente criar tanta resistencia a um resultado inesperado. Isso nos impede de ver qual o curso da natureza e a lição que ela vai nos dar. De modo geral, tentamos impedir o fluxo normal, pois tememos os resultados e as emoções que com isso podem surgir.

Podemos muito bem suportar o fluxo natural, sem tentar impedi-lo. O resultado será uma visão muito mais profunda e madura dos acontecimentos. Afinal, se estivermos fechados a esse aprendizado, ficaremos estancados enquanto o mundo continua a fluir.

Iswar Eneas Guerriero

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Se voce quer, voce pode

O Universo conspira a seu favor... Você é uma pessoa especial, cheia de luz! A felicidade é um estado de espírito, depende só de você... Saia da passividade, diga sim para a Vida! Eu quero, eu consigo, eu posso...

Vibre amor, irradie energia positiva, atraia bons fluidos! Faça acontecer... Plante a sementinha hoje, não procrastine... Não invente desculpas, saia do lugar-comum, seja você mesmo! Fale eu mereço, eu vou, eu faço...

Mude a trajetória, ande por caminhos desconhecidos, fale com pessoas novas! Saiba que nada é por acaso... Todo dia é uma nova chance de ser feliz, de cura, de autoconhecimento. Reencontrar os amigos. Romper barreiras!

Seja uma eterna criança na alma, aceite mudanças, goste das pessoas como elas são... Ajude o seu amigo a ser feliz! Ame incondicionalmente... Reaja, vá à luta! Realize os seus sonhos, você é capaz! Não desista na primeira dificuldade...

A beleza da Vida está nos segredos de cada dia: o inesperado... Sorria para o mundo e ele retribuirá com generosidade. Confie nas suas qualidades, trabalhe sua auto-estima, pense positivo!

Fixe em seus pontos fortes e melhore as suas carências. Leia bastante, seja atualizado, desenhe muito... Brinque com uma criança, você aprenderá bastante!

Faça sons diferentes, role no chão, olhe a Vida sob um novo ângulo! Trabalhe a sua criatividade...

Cante, ouça música inspirada, aprenda outro idioma! Escreva para o site! Vá passear, saia de casa! Agite, respire, tenha amigos de idades diferentes. Adote um animal! De noite, fique exausto, mas com a alma feliz. Viva o momento presente!

Apaixone-se muitas vezes, você merece! Medo de se machucar? São experiências positivas para o nosso crescimento espiritual. A Vida é um aprendizado constante...

E Deus escreve certo por linhas tortas... Alegria, minha gente!

Vá estudar, assista a um filme, dance na chuva! Dê muitas risadas, abrace muito, seja voluntário. Aprenda a dirigir! Toque um instrumento musical. Escreva um livro. Pinte sua casa. Plante uma árvore. Compre flores!

Treine meditação, a sua espiritualidade vai agradecer e você terá muitos insights...

Tenha momentos de puro prazer, permita-se aceitar mudanças... Vibre, pule, comemore a cada avanço, a cada nova conquista! Chore, sim, mas de puro prazer...

Porque se você quer mesmo, você pode! Parabéns pelo sucesso!

Mon Liu

(foto: Garopaba)

domingo, 13 de junho de 2010

Ver as duas naturezas

Fora das influencias do mundo da dualidade, existe o mundo da unidade. Um não nega o outro. Pelo contrário, este se encontra alem da polaridade. Ele é o mundo da luz, assim como podemos definir o escuro apenas como a ausencia de claridade ou o frio como a ausencia de calor, e não o contrario. Esse fator de unidade está acima das diferenças do mundo e a ele chamamos de ser superior. Todavia, para entende-lo, precisamos do mundo relativo, onde percebemos a luz porque temos percepção da escuridão e assim por diante. Caso contrario, como poderiamos ver algo alem deste mundo relativo?

Enquanto está na consciencia basica e primitiva, a pessoa se vê e vive subjugada pelas dualidades. É o mundo do aceitar e do rejeitar, do apego e da aversão. do amor e do ódio. Com um pequeno exercicio de consciencia veremos que as qualidades existem apenas na sua essencia, onde, por exemplo, o ódio só existequando há ausencia de amor, ou a doença na ausencia de saúde.

Iswara Eneas Guerriero

sábado, 12 de junho de 2010

Reflexão para o dia dos namorados

Desacorrentadas

O amor liberta? De certa forma, sim. Amar faz você desprender-se da razão, incorporar novos hábitos, expandir seus sentimentos, invadir recantos da sua alma nunca antes explorados.

De fato, é bem poético e libertador amar.

Mas tem seus contratempos, lógico. A convivência entre duas pessoas nem sempre é um mar de calmaria, muitas concessões necessitam ser feitas, ou seja, alma gêmea não existe, é conversa pra boi dormir. Ainda assim, é melhor estar amando do que não estar amando. Ao menos até uma determinada idade.

Circulam por aí reportagens que enaltecem o amor aos 70, 80 anos, dizendo que nunca devemos encerrar as buscas, que o amor merece ser encontrado em qualquer etapa da vida. Merece, mas tenho ressalvas a fazer.

Se você alcançou uma certa longevidade e tem um parceiro bacana, mantenha-o, claro. Mas se você está sozinha da silva, já teve vários bons romances na vida e está em paz com a sua solidão, vai procurar sarna pra se coçar a troco de quê?

Há duas mulheres famosas na faixa dos 60 anos que, depois de amarem muito, já manifestaram publicamente a sua desistência de seguir procurando companhia (ainda que eu intua que esse desprendimento ainda vai lhes proporcionar novas surpresas amorosas).

Mas, enfim, são mulheres inteligentes e bem resolvidas, e essa postura de “largar de mão” me inspirou: pretendo seguir a mesma cartilha. Não que eu colecione desilusões, pelo contrário. Não tenho do que me queixar. Já vivi o lado zen e o lado tsunâmico do amor, e o saldo é de puro prazer e gratidão. Sou totalmente pró-amor, nem penso em aposentadoria agora. Mas o agora vai se transformar em depois, e depois é outra história.

Estou sem a menor pressa de que o tempo passe, mas vai passar e quando eu chegar nos meus 60 e tantos, bem saudável, independente e mantendo o espírito da juventude (estão rindo do quê?), pretendo curtir a vida mais do que já curto hoje. E não haverá problema em estar sozinha, caso estiver. Quem tem amigos, não se aperta. Ainda mais quando são amigos de diversas áreas, diversas idades, gente com a cabeça aberta, o humor tinindo, bem informados - existe turma melhor? Depois de uma noitada regada a ótimas conversas, você pega sua bolsa e volta pra casa, pega seu livro, se esparrama na cama e dorme até a hora que quiser, se for final de semana - e se não for, também.

Além de amigos, ter algum dinheiro é importante, lamento tocar nesse assunto desagradável. É ele que possibilitará que você viaje, vá a shows, receba gente querida em casa, se presenteie com pequenos mimos. Sim, você pode fazer tudo isso com um parceiro ao lado, mas não na hora que você bem entender e sem dar satisfações. Tudo terá que ser negociado.

E será preciso abrir espaço na agenda para os amigos dele, a família dele, as carências dele, as doenças dele, as galinhagens dele. Será que, maduríssima da silva, terei tempo e paciência para me dedicar tanto assim à manutenção de uma relação nova?

Sem falar em continuar tendo que se preocupar com o próprio corpo, com as artimanhas da sedução, com o sexo. Ai, o sexo… Sentirei saudades.

Poético e libertador é pensar que nunca estarei sem ninguém, porque chega uma hora em que a gente decide que é alguém, e basta.

Martha Medeiros, escritora e jornalista gaúcha.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um novo amanhecer

A vida sempre nos surpreende com acontecimentos alegres ou tristes.
Muitas vezes, é como se o chão nos faltasse.
Em outros momentos, o céu parece tão perto.
Muitos acontecimentos nos estimulam a cultivar a esperança.
E tantos outros nos enfraquecem.
Em um instante, o sol brilha intensamente.
Em seguida, as nuvens parecem sombrias demais.
Numa curva a felicidade se apresenta.
E depois vai embora, sem nem avisar.
Lágrimas e sorrisos se alternam em nosso rosto.
Realidade e ilusão nos envolvem.
A vontade de desistir demonstra a sua força.
Mas a perseverança para continuar também se apresenta.
Momentos de solidão ocorrem.
Assim como, momentos de intensa confraternização.
A dúvida se mostra persistente
E a reflexão se faz necessária.
Fugir parece a solução.
Mas enfrentar demonstra amadurecimento.
Sentir medo não é fraqueza.
Fraqueza é desistir de acreditar em si próprio
Sofrer com a derrota não é a melhor opção.
Mas aprender a lição sim.
Não importam os espinhos que temos que atravessar
Buscar a evolução espiritual é o melhor caminho.
Ir ao chão muitas vezes não é o fim.
Pode ser apenas o recomeço.
Reconhecer um erro não é vergonha.
Mas guardar mágoas no coração é um atentado a própria existência.
Temer as trevas não é proibido.
Mas acreditar na proteção divina é sabedoria.
Deixar de usar a razão não é loucura.
Insanidade é ocultar a emoção.
Amar é maravilhoso.
E procurar amar a todos que encontrar é um gesto sublime.
Compreender que os problemas nos ajudam a crescer.
E abandonar a revolta nos ajuda nesse crescimento.
Praticar a solidariedade não apenas com coisas materiais.
Mas principalmente nos pequenos e simples gestos da vida.
Compreender que o tempo passa.
E desenvolver a paciência enquanto ele está passando.
Ficar triste e pensativo em muitos momentos.
Mas não eternizar o luto.
Fazer amigos não apenas por fazer.
Mas sim, fazer companheiros de jornada.
Chorar quando necessário.
E também lavar a alma com boas gargalhadas.
Permitir que a alegria se aproxime.
E também, os momentos de reflexão.
Compreender que muitas pessoas deixaram de caminhar ao nosso lado.
Mas jamais estaremos sozinhos.
Confiar
E não deixar de acreditar.
Porque um novo amanhecer sempre ocorrerá...

Sônia Carvalho

(foto: Tramandaí Beach)

Tolerancia

É uma arte poder ficar equanime e estável em qualquer circunstancia. Um oceano, por exemplo, é sempre estável, mesmo que inumeros rios desemboquem nele. Os rios de desejos, problemas e insatisfações também desembocam constantemente em nós. Porem, estamos sempre tranquilos em ocasiões assim?

Para aprendermos a tolerar, é preciso boa disposição, impatcialidade e uma atitude oceanica, ou seja, ter visão e objetivos tão grandes a ponto de não nos perturbarmos com assuntos de menor importancia.

Temos que aprender a ir de acordo com a correnteza, sem oferecer resistencia. Existe um equilibrio na natur3eza e se não conseguimos tolerar algo é porque não estamos aceitando o que nos vem. Isso também se refere a quando alguma coisa ou algum dos sentidos no agita. Será que não é hora de parar e refletir no quje se deve aprender dali? Se existe um esforço para controlar os sentidos ou a mente, há na mesma proporção um revide em direção contraria. É insensato contra-ataar esse embate. Aprenda a tolerar ao invés de lutar etentar consertar problemas que na verdade seguem o fluxo da natureza.

Iswar Eneas Guerriero

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Saber ouvir a si proprio

Preste atenção em si propria para poder sentir o que acontece, tanto dentro de si quanto ao seu redor. O segredo é saber focar-se e ter uma relação consigo mesmo, com suas emoções e sentimentos. O que seu coração esta lhe dizendo? Tente não se deixar levar pelo que o mundo ou os outros acham melhor para voce, mas preste atençao às suas necessidades e desejos.

Ouça o que o corpo, a mente e o coração estão lhe dizendo. Leve a serio se o corpo pede um descanso ou mais exercicios. Tenha o mesmo criterio em relação à mente, que às vezes insiste em querer algo, e ao coração, que o puxa para certos lugares. Analise se vale a pena resistir ou se é melhor seguir o chamado.

Iswara Eneas Guerriero

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Visão do Ser

A parte do corpo fisico e da mente, ambos instaveis, existe algo que sempre perdura e que não se rege pelas leis que conhecemos. Esse é o nosso verdadeiro eu, que muito bem podemos chamar de alma, espirito, centelha ou ser divino. Não importa como o chamamos nem por qual ponto de vista o vemos, o  que importa é que somos parte do universo, o qual nos dá a forma. O ser é a consciencia quje penetra por todo o corpo, dando-lhe vida e luz.

Não é o corpo, lugar ou circunstancias que irão definir como é esse ser. Por que costumamos defini-lo como um ser de luz? A fisica quantica vem demonstrando atualmente o que os sabios há milenios ja falavam: o corpo fisico nada maiks é do que uma composição de espaço e que esse espaçó é sempre consciente.

E, no caso do ser humano, essa consciencia deve estar sempre desperta, em equilibrio eterno entre a paz da sabedoria e a constante busca pelo proposito da vida. Para quem não consegue abrir os olhos para isso, tanto vida quanto morte podem passar num relan ce e ser grande fonte de desilusão. Para poder ver e entewnder esse ser, devemos estar sempre atentos aos sinais externos e internos, pois tudo nos é revelado através de simbolos: seja o que ouvimos ou vemos, seja o que pensamos ou sentimos. Enfim, devemos observar a correnteza da natureza em nossa volta e entender a parte que nos cabe em meio a tudo isso.

Iswara-Eneas Guerriero

foto: São Francisco de Paula

terça-feira, 8 de junho de 2010

Destralhe-se


- Bom dia, como tá a alegria? Diz dona Francisca, minha faxineira-rezadeira, que acaba de chegar.

- Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste! E ela me apertou.

Na matemática de dona Francisca, "quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; doze fazem a vida
prosperar".

Falando nisso, "vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada". Já ouviu falar em toxinas da casa?

Pois são:

- objetos que você não usa, roupas que você não gosta ou não usa há um ano, coisas feias, coisas quebradas, lascadas ou rachadas;
- velhas cartas, bilhetes, plantas mortas ou doentes, recibos/jornais/revistas, antigos remédios vencidos, meias velhas, furadas;
- sapatos estragados...

Ufa, que peso!

"O que está fora está dentro e isso afeta a saúde", aprendi com dona Francisca.

- "Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa"! Ela diz, enquanto me ajuda a destralhar , ou liberar as tralhas da casa...

O destralhamento é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias.

Com o destralhamento:
- A saúde melhora ;
- A criatividade cresce ;
- Os relacionamentos se aprimoram...
ensina o feng shui, com a delicadeza própria das artes orientais.

Para o feng shui, é comum se sentir:
- cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois "existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos".

Outros possíveis efeitos do "acúmulo e da bagunça":
- sentir-se desorganizado, fracassado, limitado, com aumento de peso, apegado ao passado...

No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga ;
Na entrada, restringem o fluxo da vida ;
Empilhadas no chão, nos puxam para baixo ;
Acima de nós, são dores de cabeça ;
“Sob a cama, poluem o sono”.

Então... se dona Francisca falou e o feng shui concordou... nada de moleza!

-"Oito horas, para trabalhar ;
Oito horas, para descansar ;
Oito horas, para se cuidar."

Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:
- Por que estou guardando isso?
- Será que tem a ver comigo hoje ?
- O que vou sentir ao liberar isto?

...e vá fazendo pilhas separadas...

- Para doar!
- Para vender!
- Para jogar fora!

E depois de destralhar-se...

- Jogue sal grosso nos ralos, Ponha um prato com carvão no quarto (tira os cheiros e as energias ruins) ;
- Deixe um ramo de boldo em um copo dágua para purificar.

Para destralhar mais:
- livre-se de barulhos, das luzes fortes, das cores berrantes, dos odores químicos, dos revestimentos sintéticos...
e também...
- libere mágoas, pare de fumar, diminua o uso da carne, termine projetos inacabados.

"Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará..

Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá", arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé.

"Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente", diz a sabedoria oriental.

O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.

Dona Francisca me conta que:
"As frutas nascem azedas, e no pé vão ficando docinhas com o tempo". A gente deveria de ser assim, ela diz.

-"Destralhar ajuda a adocicar".

Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar...

"As pessoas realmente ligadas não precisam de ligação física. Quando se encontram, ou reencontram, mesmo depois de muitos anos, a amizade é tão forte quanto sempre". Deng Ming-Dao

Carlos Solano