sábado, 30 de janeiro de 2010

Por que o amor nos consome?



Experenciamos o amor - ou o desamor - nos seus mais diversos níveis de intensidade. Passamos uma vida inteira entre altos e baixos de um sentimento que nos acompanha, seja pela carência ou pelo excesso, e que deixa-nos marcas profundas, "feridas" psíquicas ou agradáveis lembranças que nos trazem sensações de felicidade...
No entanto, porque a busca pelo amor perfeito nos angustia tanto? Por que perseguimos um ideal que nos proporcione "orgasmos" de completude e "gozos" de felicidade?
Justamente porque não conhecemos o caminho do meio entre a experiência do amor caótico e a busca pelo amor que nos proporcione sensação de plenitude. Ou estamos lá embaixo, carentes de algo que ainda não entendemos direito, chamado amor, ou nos encontramos em "ascensão" à procura desse desconhecido que nos complete...
Não conhecemos o "meio-caminho" entre os extremos, porque não paramos a máquina para assimilar os aprendizados de nossas experiências amorosas que nos proporcionam verdadeiras lições de vida. Encontramo-nos, imperceptivelmente, entre o caos e a busca da plenitude... Somos seres cujas experiências de sofrimento e prazer alternam-se como ondas no oceano da vida. Se não possuímos o conhecimento do capitão dos mares, que com a sua experiência e apurada percepção consegue prever tempestades, contratempos e mudar o rumo de sua nau, salvaguardando a sua integridade física e psíquica, ficamos, indefinidamente, ao sabor dos acontecimentos e imprevistos que povoam o oceano da existência.
Náufragos, estaremos à deriva, perdidos, impotentes, desesperados, conformados com o destino... ou à espera do momento mágico que represente o êxtase do salvamento aguardado... Somos indivíduos dos extremos, sendo que os altos e baixos não nos levam a lugar algum, somente se repetem como num interminável ciclo vicioso. Geralmente, não aprendemos a lição e repetimos a dose, vida após vida a oscilar nas relações amorosas, em busca de um amor que nos salve da sensação de caos que experenciamos em certos momentos vitais...
O amor nos consome porque não percebemos o caminho do meio onde encontra-se a sensação de equilíbrio, fonte de respostas esclarecedoras que contribuem ao processo de autoconhecimento.
O amor nos consome porque "ele" não encontra-se "fora", mas dentro de nós... no ponto de equilíbrio que precisamos perceber na relação consigo próprio, na relação com o outrem, com o mundo e com o universo...
Charles Chaplin eternizou uma frase que resume o que precisamos aprender sobre o maior dos sentimentos humanos: "Não morre quem deixou de viver, mas quem deixou de amar".
O amor, portanto, é o nosso maior desafio diante do universo. É a chave que abre a consciência humana para o ingresso de informações que devem ser apropriadas por aquele que está em busca de respostas.
Chave que abre o coração humano para a entrada da energia que envolve, acalma, pacifica, harmoniza e contagia benéficamente... Chave que se adquire quando nos apropriamos de um conhecimento imprescindível para a sensação de equilíbro no exercício do amor: o caminho do meio, aprendizado que passa pelas experiências de dor e prazer nas relações amorosas do espírito imortal.
Quando despertamos para a ligação interdimensional do amor, subimos um degrau na escala evolutiva da consciência. Condição que nos permite trilhar o caminho do meio e perceber que o amor é uma energia sutil, indelével, onipresente, fraterna, harmoniosa e eternamente à disposição do homem.
Flavio Bastos

domingo, 24 de janeiro de 2010

Voce tem metas?

Não temos mais como negar que atraímos para nossa vida aquilo que experimentamos internamente através dos sentimentos e pensamentos, que nos conferem um padrão vibratório.
Essa sintonia determina o universo de acontecimentos posteriores. Todas as situações que aproximamos surgem em consequência desse mecanismo.

O acomodado está vibrando na freqüência (estado de espírito) do comodismo, logo irá aproximar para sua experiência de vida, situações que o mantenha sempre no mesmo padrão.

O triste, magoado da mesma forma.

O doente, também... O saudável e rico igualmente.

Ser criador da sua realidade é pensar e sentir. E se você pode pensar e sentir, logo poderá ser responsável pela sua vida e seus rumos. Os sentimentos são o leme, o pensamento é o motor!
O que está pensando agora? Como está se sentindo nesse momento? O que está almejando? Quais são seus sonhos? Para onde você está navegando, para qual direção?

Sempre estamos navegando (porque estamos vivos nessa experiência física), mas para qual direção?

Você escolhe...

Sim, sempre é você, sempre somos nós, os eternos responsáveis. Isso é livre-arbítrio, a benção de sermos criadores de nossa realidade.

E se você não tem metas, o que acontece? E se você não sonha mais com nada? Não se permite imaginar nada além do que pode ver na realidade atual? O que acontece é que você determina a sua sentença: sua estagnação! Quando ocorre, a pessoa começa a morrer por dentro, e o pior: na maioria das vezes ela nem percebe, até que seja tarde demais.Muitas pessoas nos cursos de formação que ministramos sempre dizem: "Eu não tenho metas, eu não penso nisso, o que Deus me der está bom"...

É muito desconcertante ouvir tais comentários, simplesmente porque Deus entregou em nossas mãos essa capacidade de decidir, assim sendo não podemos devolver a responsabilidade daquilo que ganhamos.

Não ter metas é o mesmo que não querer evoluir. É o mesmo que não querer existir. É suicídio em gotas...

Estamos nos referindo as metas que vem da alma, que trazem alegria de viver pelo simples fato de pensar nelas sendo realizadas. Metas superficiais ou fúteis não sobrevivem ao tempo.

As pessoas não tem metas por terem medo de serem felizes, das mudanças, de terem que agir e não saberem o que encontrar. Outras tem preguiça ou estão viciadas em seus modos de viver estagnados. Tantas outras decidem ter metas muito tarde quando as doenças já as encontraram.

Tenha metas sem medo. Questões pessoais, profissionais, materiais, afetivas, familiares, não importa, escolha o que quiser. Tudo vale desde que as metas estejam sempre alinhadas com o seu coração, o seu propósito maior e a sua identidade.

Não deixe os traumas do passado, as crenças, as histórias tristes drenarem a sua capacidade de sonhar, porque no instante que isso acontece você já começa a abreviar a sua vida. Como sempre, você começa a criar uma realidade mais difícil e dolorida...

Vamos, pense: o que você gostaria de ter ou ser?

Onde queria estar?

Como você quer a sua vida de agora em diante?

Seria bom ter bastante saúde não é mesmo?

Seria bom ter saúde, paz e prosperidade não é mesmo?

Seria bom uma conta bancária recheada, uma família feliz, uma vida harmoniosa com o relacionamento amoroso dos seus sonhos, não é mesmo?

Seria bom viajar periodicamente para lindos locais, descansar em um belo hotel a beira mar, relaxar em uma casa de campo, não é mesmo?

Seria bom ter o reconhecimento profissional que você sempre sonhou, não é mesmo?

Seria bom ter seu carro, sua casa, seus bens materiais e liberdade financeira, não é mesmo?

Ah, como seria bom... Ah como é bom... Ah! Eu posso imaginar... Até consigo sentir como se já tivesse conquistado todos esses itens acima...

E você, consegue imaginar isso tudo para sua vida?

Permita-se, é uma experiência transformadora, é a mais perfeita alquimia da alma.

É aqui que muita gente tropeça, porque não conseguem entender o como. Como alguém que ganha salário mínimo pode pensar em ter uma lancha e uma casa na praia se nem dinheiro para o ônibus tem?

Como podem pensar em férias, conta bancária abundante, se nem saúde tem?

Como podem pensar em relacionamento perfeito se nem se amam ou se aceitam?

Como? Isso não importa... As leis universais funcionam, queira você ou não, acredite ou não!

Você se torna a essência daquilo que pensa e sente predominantemente. Então o segredo é pensar o maior tempo possível em como gostaria que sua vida fosse. Assim toda a energia de sua vida estará alimentando uma nova realidade de que você decidiu criar.

Não tenha preguiça, faça a sua parte e daqui uma hora você já sentirá os acontecimentos à sua volta mudarem para melhor. E quando você, conseguir sustentar na sua mente, o máximo do tempo de seus dias, as imagens das suas metas se realizando, você mudará a sua vida tão drasticamente que as pessoas ao seu redor irão querer conhecer o segredo do seu sucesso e você terá o imenso prazer em dizer: É simples, tenha metas, acredite nelas, sinta, imagine elas se realizando.

Assim você terá calibrado o seu foco para se tornar um grande realizador, você assumira com maturidade a capacidade que lhe foi dada desde sempre: De ser o criador consciente da sua realidade!

Algumas dicas:

- Pense em pelo menos três sonhos esquecidos da sua vida. Você até pode voltar aos pensamentos que tinha na infância, de desejos que tinha.

- Respire fundo, feche os olhos, relaxe os sentidos. Agora mentalize aquele sonho realizado. Procure imaginar como seria, que sentimento você teria com essa meta realizada.

- O seu maior desafio é conseguir atingir internamente o mesmo nível de satisfação que sentirá o dia que sua meta materializar-se em sua vida.

- Faça esse exercício para esses três sonhos ou metas, sejam da infância, sejam de agora, não importa, sonhar é livre.

- Perceba as visualizações que lhe fizeram sentir-se melhor e memorize-as. Daqui pra frente, sempre reserve um tempo para entrar nessa visualização várias vezes ao dia. O que você está sentindo pela força da visualização logo se tornará realidade em sua vida.

Importante: Elimine qualquer sentimento de resistência do tipo que não acredita se isso funcionará, que é besteira perder seu tempo ou que está fazendo papel de ridículo com as mentalizações.

Perguntamos: O que você quer realmente da sua vida? Achamos que quer ser feliz, próspero, saudável, não é mesmo?

Então tente, é o mínimo que você tem a fazer e não custa nada!

Bruno J. Gimenez

domingo, 10 de janeiro de 2010

O perdão

Um dos ensinamentos mais difíceis que podemos tirar das lições do MESTRE JESUS é o de perdoar àqueles que nos ofenderam, nos machucaram, nos causaram dor.
A regra é perdoar 70 X 7, mas como perdoar tudo isto se não conseguimos, ao menos, entender o processo que é o perdão?
Tudo o que as pessoas nos fazem de ruim, segundo a lei de ação e de reação, volta para elas. Perdoar é não torcer para que eles sofram.
Perdoar é compreender que elas são tão falhas como nós mesmos, só que escolheram errar na tentativa de fazer algo certo.
Até quando uma pessoa quer se vingar, ela acredita que quer fazer o que é certo.
Tudo o que querem fazer de mal tem a justificativa de que é para o bem daquele que vai receber o castigo.
Perdoar é descer do pedestal e ver que estamos todos no mesmo chão.
Perdoar é entender que se outro errou é que não conseguia fazer algo melhor.
Perdoar é compreender o erro do outro e relevar.
Relevar não nos obriga, necessariamente, a aprovar o que o outro fez de ruim, significa que podemos entender o que aconteceu, que não concordamos com o ocorrido, que doeu, mas que podemos entender, aceitar e perdoar.
Nós podemos.
Mas por que queremos manter o poder de quem nos faz mal?
Por que não destituímos os menos bons de seu falso reinado de maldade?
Por que não lhe mostramos que compreendemos o que eles fazem, que não aceitamos para nossa vida, mas que podemos entender os motivos que os levaram a errar?
Por qual motivo, definitivamente, insistimos em manter os ofensores em seus postos distintos de maldade?
Já está na hora de mostrarmos que eles erraram sim, mas que seu erro é compreendido.
O perdão não só alivia o nosso coração como envergonha àquele que nos atacou. Em um momento ou em outro ele terá consciência do mal feito e ficará muito avexado por ter, além de causado mal, recebido a nossa compreensão.
As pessoas nobres se fortalecem no medo que cultivamos de que elas sempre poderão nos fazer mal, mas, na medida em que começarmos a demonstrar que entendemos o que fazem qualquer intenção já estará, por si, descaracteriza.
Porque quem faz mal, quer ver o nosso sofrimento e quando se depara com nossa nobreza em compreender e perdoar se enfraquece.
Quanto mais perdoarmos, menos fortes se sentirão os ímpios e mais ativos estaremos no exercício do bem.
Dê-se esta chance.
Desconstitua o mal com a sua compreensão.
Você pode.
Merit Rabanés

Renovação

Se nós fizermos uma busca nos cartões, e-mails, mensagens de celular e telefonemas que recebemos durante o final de ano, iremos perceber que as pessoas de nossos relacionamentos desejam que tenhamos paz, plenitude de amor, muito dinheiro no bolso, saúde, felicidade e absoluto sucesso em nossas determinações. Em outras palavras, nos tornamos, rapidamente, milionários de sentimentos e emoções, algo que o dinheiro não consegue comprar.
Certamente, estes dias são os maiores momentos de energia positiva que se vive durante o ano. Ano Novo é "sinônimo" de desejo para recomeçar e renovar.
Provavelmente, trata-se da maior concentração de boas energias, superior, até, da que reinava nas épocas em que ganhamos um campeonato mundial de futebol de campo.
Sim, não tenho dúvidas de que o Ano Novo supera todas as energias positivas contidas em qualquer outra data em que tenhamos algum tipo de comemoração. Nada se compara e é tão repleto de boas energias quanto estes momentos. Portanto, experimentamos nesta época a situação adequada para uma excelente renovação de propósitos e princípios. O ambiente se torna superfavorável, em todos os sentidos e opções...
Ora, se tudo é favorável, onde se posicionam, então, as dificuldades para que efetivamente tenhamos as tão almejadas mudanças e conseqüentes conquistas?Na nossa postura estática.
É porque simplesmente só queremos mudar...
Uma mudança só acontece quando de fato superamos a nós mesmos.
Não adianta mudar de cidade para morar, se levamos conosco todas as nossas falhas e valores ultrapassados. Uma efetiva renovação precisa acontecer de dentro para fora. É em nossa maneira de encarar todas as nossas dificuldades e desavenças que moram as nossas razões efetivas de não se conseguir ser melhor.
Muitas pessoas sequer gostam de si mesmas... Como podem, então, querer gostar do meio em que vivem? Como podem querer realizar uma nova vida? Como podem achar que haverá mudanças em suas ações diárias?
Mudar significa fazer algo que nunca se fez. Isso é o princípio de se mudar. Só querer é ótimo, mas a atitude é que fará a diferença.
Não gostar de si mesmo é, por exemplo, permitir-se continuar fazendo aquilo que não nos dá prazer em realizar. É ser submisso às vontades de quem vive próximo da gente. É aceitar o sim quando nosso interior exige que seja não.
As verdadeiras alterações só acontecem se estivermos conscientes de que o maior esforço sempre terá que ser nosso. Romper barreiras se faz necessário para que a Renovação aconteça. Qualquer desconforto só é superado por ações mais fortes do que os danos que ele nos causa. Reclamar é bom, mas nada resolve se não houver ação. Reclamar tem que funcionar como alarme, sendo logo seguido por severas atitudes de efetiva renovação em pensamentos e ações.
Renove-se hoje para evitar que o mesmo aconteça no final do ano que vem.
Seu destino está em suas mãos, no exercício correto do seu Livre-arbítrio; porém, insisto, renovar significa explicitamente vencer vícios e hábitos que já não nos servem mais. O resto, ou seja, só a intenção, é apenas retórica sem qualquer serventia.
Wagner Borges

sábado, 9 de janeiro de 2010

Espiritualidade e consciencia


Espiritualidade é um estado de consciência; não é doutrina, não!


É o que se leva dentro do coração.


É o discernimento em ação!


É o amor em profusão.


É a luz nas idéias e equilíbrio na senda.


É o valor consciencial da alegria na jornada.


É a valorização da vida e de todos os aprendizados.


É mais do que só viver; é sentir a vida que pulsa em todas as coisas.


É respeitar a si mesmo, para respeitar o próximo e a natureza.


É ter a plena noção de que nada acaba na morte do corpo, pois a consciência segue além, algures, na eternidade...


É saber disso - com certeza -, e não apenas crer nisso.


É viver isso - com clareza -, sem fraquejar na senda.


É ser um presente, para si mesmo, para os outros e para a própria vida.


Espiritualidade é brilho nos olhos e luz nas mãos.E isso não depende dessa ou daquela doutrina; depende apenas do próprio despertar espiritual; depende do discernimento consciencial se unir aos sentimentos legais, no equilíbrio das próprias energias, nos atos da vida.


Ah, espiritualidade é qualidade perene; não se perde nem se ganha; apenas é!


É valor interno, que descerra o olhar para o infinito... para além dos sentidos convencionais.


É janela espiritual que se abre, dentro de si mesmo, para ver a luz que está em tudo!Espiritualidade é essa maravilha: o encontro consigo mesmo, em paz.


Espiritualidade é ser feliz, mesmo que ninguém entenda por quê.


É quando você se alegra, só pelo fato de estar vivo!


É quando o seu chacra do coração se abre igual a uma rosa, e você se sente possuído por um amor que não é condicionado a coisa alguma, mas que ama tudo.


É quando você nem sabe explicar porque ama; só sabe que ama.


Espiritualidade não depende de estar na Terra ou no Espaço; de estar solteiro ou casado; de pertencer a esse ou aquele lugar; ou de crer nisso ou naquilo.


É valor de consciência, alcançado por esforço próprio e faz o viver se tornar sadio.


Espiritualidade é apenas isso: SER FELIZ!


Ou, como ensinavam os sábios celtas de outrora: SER UM PRESENTE!


Paz e Luz.
Wagner Borges

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Mude de atitude


Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias.
Conheça cada dessas ações para evitar a 'crise energética pessoal':
1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo
Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.
2. Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos - mal comum ao homem ocidental - torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas.
3. Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.
4. Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: 'bons tempos aqueles!', costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele Sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.
5. Falta de perdão
Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo fica 'energeticamente obeso', carregando fardos passados.
6. Mentira pessoal
Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.
7. Viver a vida do outro
Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.
8. Bagunça e projetos inacabados
A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro 'escape' de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe 'diz' inconscientemente: 'você não me terminou! você não me terminou!' Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.
9. Afastamento da natureza
A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.